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O que é Inbound Marketing: O que você precisa saber sobre essa estratégia

Não sabe o que é inbound marketing? Se você possui um negócio online como uma loja virtual, um blog ou qualquer outro tipo de negócios e produz conteúdos para ele, provavelmente você está aplicando os conceitos do inbound marketing mesmo sem perceber. 

Todo negócio que está na internet precisa produzir conteúdos para atrair os seus potenciais clientes, gerar relacionamento, engajamento e, consequentemente, fazer mais vendas.

Mas, para que isso seja feito com eficiência é importante entender como funciona o inbound marketing na prática.  

Diante disso, o objetivo do post é explicar com essa estratégia de marketing digital pode ser aplicada em seu negócio online.

O que é inbound marketing

O que é Inbound Marketing?

Essa estratégia de marketing digital consiste no compartilhamento de conteúdos relevantes para determinado público-alvo ou segmento, sendo entregue nas etapas da jornada do consumidor.

A distribuição de conteúdos que ajudam a solucionar determinado problema do público-alvo contribui para uma comunicação rápida e eficiente. 

Na prática, o inbound marketing ajuda a criar um relacionamento duradouro com os seus potenciais clientes, além de melhora a sua reputação e os seus resultados.

Isso acontece porque ao publicar conteúdos relevantes no lugar certo, o seu negócio consegue atrair os potenciais clientes.

Por isso, essa estratégia consegue atrair leads qualificados para o seu produto ou serviço, o que consequentemente melhora a taxa de conversão e o tempo de fechamento de um negócio. 

O Inbound marketing, em tradução direta, significa Marketing de Entrada. 

Isso porque as suas ações são basicamente atrair e converter o público-alvo, ou seja, o seu objetivo é crescer o número de entrada de usuários nos sites, lojas online, blogs e em outros canais.

Como funciona o Inbound Marketing na prática?

Diferente do marketing tradicional, as estratégias do inbound marketing funcionam a partir dos canais online. 

Na prática, você usa estratégias de atração para atrair os potenciais para site, blog ou loja virtual.

Após atração você pode qualificar os potenciais clientes transformando-os em leads para os seus produtos ou serviços.

Mas, para isso você precisa oferecer conteúdos relevantes em troca do contato do seu potencial cliente como, por exemplo, o e-mail ou WhatsApp dele.

Com base nos dados coletados você consegue com facilidade segmentar as ações de marketing necessárias para gerar conversão em vendas.

Entenda a diferença entre inbound e outbound

São duas estratégias utilizadas no marketing digital para criar relacionamento com os potenciais clientes. No entanto, elas apresentam algumas diferenças.

O Inbound marketing, como você percebeu é o marketing de atração voluntária de clientes.  

Por outro lado, no Outbound a própria empresa vai atrás dos seus potenciais clientes de maneira ativa.

Para encontrar os seus potenciais clientes as empresas e negócios online utilizam os anúncios pagos, geralmente feitos no Google e no Facebook Ads. 

Já no Inbound Marketing as estratégias são a produção de conteúdo para redes sociais e blogs, vídeos no Youtube, e-mail marketing e técnicas de SEO.

Qual o objetivo do Inbound marketing?

Essa estratégia tem como objetivo mostrar aos potenciais clientes a necessidade de solucionar os seus problemas.  

Para que isso seja possível à produção e distribuição de conteúdos como, por exemplo, textos, e-books, curso e outros formatos são muito importantes.

Isso porque, eles ajudam atrair e engajar com potencial cliente e depois contribuem para o que lead tome a decisão certa.

Por onde começar no Inbound marketing?

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Toda estratégia de marketing digital inicia-se primeiramente pela definição da persona e de funil de vendas.

Ao estabelecer esses dois fatores você consegue criar a sua estratégia de inbound marketing. 

Após entender quem é a sua persona fica fácil identificar quem são os potenciais clientes do seu produto ou serviço. 

Já com o funil de vendas, você consegue definir elementos como a mensagem  e o uso de gatilhos mentais necessários para encantar os seus clientes e convencê-los a realizar a compra.

As etapas do Inbound marketing

O funil de vendas utilizado nesta estratégia de marketing funciona por meio de 5 etapas que são:

  • Atração 

A atração do público-alvo é a primeira etapa do funil de vendas e ela captura os potenciais clientes por meio das redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e de outras ações. 

  • Conversão

A conversão é a segunda etapa do funil de vendas e ela consiste em obter o contato e os dados dos seus potenciais clientes. 

Para facilitar é necessário investir em uma landing page (página de conversão) na qual o usuário troca os seus dados como, por exemplo, e-mail, WhatsApp ou telefone por algum conteúdo de qualidade como um e-book, curso online ou outro.

  • Qualificação 

Após obter o endereço de e-mail dos seus potenciais clientes, o próximo passo é nutrir os leads para aproximá-los ainda mais do seu negócio. 

Para isso, o que você deve fazer é enviar conteúdos personalizados para convencer os leads a comprar o seu produto na próxima etapa do funil.

  • Venda 

A venda é a última etapa do funil e nesta parte você deve enviar a sua oferta de compra para o cliente que já foi convencido na etapa anterior. 

  • Fidelização 

Após realizar as vendas do seu produto você não deve encerrar o relacionamento com o seu cliente.  

Neste momento você deve encantar os seus leads novamente por meio do atendimento pós-venda ou por outros benefícios.

Ao conquistar novamente os leads você pode levá-los novamente para o início do funil de venda para outro produto.

Benefícios de investir no Inbound marketing

O alcance do público-alvo certo é o principal benefício do inbound marketing.  Isso porque, o conteúdo produzido para cada etapa do funil de vendas é bem segmentado.

Dessa forma, você acaba investindo dinheiro para impactar quem realmente está disposto a consumidor o seu produto ou serviço.

Diferente dos anúncios tradicionais feitos em rádio, TV e Panfletos e de outras formas, que apenas impactam milhares de pessoas sem nenhum tipo de segmentação. 

Então, ao investir nas estratégias do inbound marketing o seu negócio pode se beneficiar do engajamento com o público-alvo, geração de leads e consequentemente do aumento das vendas e da fidelização de clientes.

Conclusão

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Agora que você sabe o que é inbound marketing e como essa estratégia funciona, o seu próximo passo agora deve ser a organização do seu negócio para colocá-la em prática.

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Autor

Mak Wercoutter

Formado em Analise e de Desenvolvimento de Sistemas e Fundador da StarCosmos Web tem como paixão todo o processo de desenvolvimento de sites  e em ajudar empresas a alcançar sucesso utilizando o marketing digital. 

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